Pesquisa de Mercado
Principal ferramenta para entendimento e mapeamento do Customer Experience
A Maena suporta organizações de diferentes setores com soluções de pesquisa de mercado de natureza qualitativa ou quantitativa, e entrega resultados que trazem real conhecimento das percepções, comportamentos e opiniões dos públicos entrevistados, gerando valor ao processo de Customer Experience e ampliando a capacidade de gestão da experiência em seus diferentes pontos de contato com o cliente.
O diferencial das pesquisas de mercado conduzidas pela Maena é que trabalhamos todo o projeto com foco na tomada de decisão do cliente.
Para isso os roteiros e questionários das pesquisas desenvolvidas pela Maena são inspirados por métodos estatísticos e modelos amplamente utilizados na inteligência competitiva como mapa da empatia, jornada do cliente, estratégia do oceano azul, canvas do modelo de negócio, modelo das 11 forças e matriz SWOT.
Métodos de pesquisa
Qualitativo
- Comunidades virtuais
- Desk research
- Entrevistas em profundidade
- Grupos de discussão
- Observação e compra acompanhada
Quantitativo
- Central location
- Domiciliares ou em ponto de fluxo (F2F)
- Observação
- Online (CAWI)
- Telefônicas (CATI)
Com quem falar em sua pesquisa?
Podemos ouvir:
Pesquisas de mercado, em suas diferentes naturezas, podem e devem ser aplicadas com todos os stakeholders do negócio, a depender da necessidade do contratante e da estratégia a ser desenvolvida.
Através de estudos como:
produtos e soluções
Desenvolvimento e formatação de produtos
Teste de conceito
Teste de produto
Teste de embalagem
Teste sensorial
Imagem e posicionamento de marca
Extensão de marca
Elasticidade de preço
mercado e clientes
Top of Mind e conhecimento de marca
Valor percebido
Drivers e árvore de compra
Hábitos e atitudes
Satisfação de Clientes
Mapeamento da jornada do cliente
Customer Experience e User Experience
Potencial de mercado
ambiente interno
Win-Loss
Clima organizacional e cliente interno
Avaliação de desempenho