Muito se ouve falar em People Analytics, mas você sabe realmente o que é isso e quais são os principais benefícios na adoção desta que, mais do que uma metodologia, pode vir a ser um traço da cultura organizacional?
People Analytics é a aplicação do conceito de analytics nos processos de Recursos Humanos. Em outras palavras, é a aplicação da análise de dados a partir de métodos matemáticos e estatísticos e a contextualização destes dados no ambiente de negócios.
O objetivo do People Analytics é extrair o máximo conhecimento das relações de causa e efeito que regem o Capital Humano e direcionar estratégias a partir da forma como as características do colaborador, seu ambiente (interno e externo) e processos atuais impactam a performance individual, resultados por área e resultados globais da organização.
Podem ser respondidas por meio do People Analytics perguntas como:
- Qual é a chance de um colaborador demitido entrar com uma ação trabalhista?
- Quais fatores aumentam a probabilidade de ocorrência de um acidente de trabalho?
- Qual é a contribuição real de um treinamento na performance de um colaborador?
- Como melhorar a efetividade do processo de contratação para funções operacionais?
Agora que você já sabe o que é e foi inspirado com alguns questionamentos que podem ser esclarecidos a partir do analytics em RH, vejamos algumas das razões para você iniciar este processo na sua empresa.
Aplicação do People Analytics
- Você pode utilizar para implementar, analisar e defender os KPIs da área de Recursos Humanos de forma a extrair deles oportunidades de realocação de profissionais, necessidades de capacitação e treinamentos, medidas corretivas na gestão de equipes e oportunidades de campanhas para engajamento, por exemplo. Medidas essas que podem levar a retração da taxa de Turnover, redução de conflitos, menor absenteísmo, entre outros benefícios.
- Para aumentar a performance do processo de contratações, priorizando candidatos que apresentem características mais alinhadas aos processos da empresa e valores do negócio, comprovadamente.
- Para se antecipar à ocorrência de eventuais processos trabalhistas, pedidos de demissão, afastamentos e acidentes de trabalho.
- Para conhecer os fatores que impactam de forma mais efetiva a satisfação com o ambiente de trabalho e a retenção de talentos, podendo assim estabelecer os melhores programas para acolhimento e proteção dos colaboradores.
- Para direcionar e defender os programas de desenvolvimento interno a partir do efeito real da participação em treinamentos na performance do colaborador. E por fim, você precisa de People Analytics para colocar a área de Recursos Humanos como parceira que, sustentada em dados, representa o capital humano da empresa na formulação das estratégias do negócio.
Daniela Benetti Pelagalo – especialista em inteligência de mercado, pesquisa e estatística aplicada, professora universitária e fundadora da Maena Inteligência Analítica.