Memória de marca

Recupere cada momento vivido pela marca, ao longo de sua existência, e implante a cultura da gestão do conhecimento na sua empresa através da preservação dessa narrativa

Empenho multidisciplinar

A Memória de Marca irá reunir as mais diversas fontes de informações num trabalho em equipe interdisciplinar.

É o momento de agrupar registros nos mais variados formatos – que, por vezes, acabam se espalhando pela organização – arquivados por todos os setores: nas gavetas, sistemas, celulares e até mesmo na memória dos colaboradores e ex-colaboradores.

Estamos falando de evidências como:

"Se queres prever o futuro, estuda o passado"

- Confucio

APLICAÇÃO

O foco é recuperar e organizar o material físico e intelectual das marcas para aumentar a assertividade e confiabilidade da tomada de decisão, baseando-se em três pilares:

Produção de conhecimento

Identificação de oportunidades

Fortalecimento da identidade

Metodologia Maena

  • Apurar o que já se sabe sobre a marca – diagnóstico do cenário
  • Elencar perguntas cujas respostas contribuam com sua história
  • Levantar possíveis fontes de coleta de dados

A Maena possui, pelo menos, 37 KIQs pré-definidas com o objetivo de recuperar informações de diversas dimensões sobre a marca, do marketing ao jurídico; do comercial à produção. As KIQs são validadas e ajustadas de acordo com o contexto de cada projeto.

Varredura completa no ambiente interno e externo, em busca de dados primários e secundários, para interpretação, correlação e construção da narrativa da marca:

  • Histórico de estudos realizados
  • Dados da central de atendimento, produção, vendas, área jurídica entre outros departamentos detentores de informações
  • Entrevistas com colaboradores e até mesmo ex-colaboradores que tiveram alto envolvimento com a marca
  • Material publicitário, notícias, publicações de órgãos reguladores

Os dados podem ser organizados em linha do tempo, construindo pouco a pouco o histórico da marca, ou de forma temática, agrupando os assuntos similares num mesmo capítulo – o que determina o uso de um ou de outro é o tipo do dado, ou seja, o que ilustra melhor a apresentação daquela informação.

Uma vez com o relatório pronto, é hora de dar início à prática da manutenção e registro dos movimentos que a marca realiza.

Um meio de se obter um retrato da sociedade:

A importância da Memória da Marca pode transcender o ambiente interno empresarial, já que vivemos em uma sociedade dinâmica, onde as necessidades e exigências dos consumidores podem ditar o que as empresas irão oferecer.
Além disso, o resultado deste projeto é vivo, algo que deve ser regularmente atualizado, enquanto a marca existir, implementando a cultura de gestão do conhecimento na empresa.