CONSUMER ANALYTICS
Antes de apresentarmos esta solução, reflita:
Os dados registrados pela pelo SAC da sua empresa são utilizados para a tomada de decisão?
Você consegue analisar a totalidade dos dados registrados, considerando todos os tipos de manifestação possíveis para as diferentes marcas e produtos?
Como gestor da área, você está satisfeito com a forma como estes dados contribuem para a tomada de decisão ou percebe que eles são subutilizados?
E se você respondeu não para uma dessas perguntas, prepare-se para iniciar a cultura da Inteligência Analítica com os dados do seu SAC!
Resultados da adoção do Consumer Analytics
Transformação do SAC tradicional em um SAC estratégico para o negócio
Integração de diferentes bases de dados e consistência entre informações
Segurança para o processo decisório, com dados e embasamento estatístico
Aumento do interesse em manifestações diferentes de reclamações
Gestão completa, com monitoramento de 100% das manifestações para todos os produtos / serviços
Aumento na capacidade geração de relatórios e análises ad-hoc
"Com a pergunta certa e a ferramenta certa, o caminho para uma tomada de decisão efetiva é mais curto"
- Philip Kotler, 2000
O Algoritmo Alarme®
Suponha uma Central de Atendimento ao Consumidor de uma empresa que possui 70 diferentes skus e cujas manifestações seguem uma categorização que possibilita o registro estruturado de 130 tipos de manifestação…
Manifestação
- Elogio
- Insatisfação
- Reclamação
Assunto
- Ação de Marketing
- Produto
- Produto
Detalhamento
- Propaganda
- Preço
- Consistência
Sub-detalhamento
- Atores
- -
- Aguada / rala / fina
Neste exemplo, monitorar todas as manifestações de todos os produtos significa monitorar
Exemplo de aplicação:
Desenvolvido pela Maena, o Alarme® é um algoritmo baseado em modelos estatísticos que faz a varredura de 100% destas combinações (no exemplo, analisa os 9.100 indicadores) e aponta aqueles com comportamento estatisticamente atípico e, que, portanto, são relevantes – os alertas.
O alarme pode ser aplicado para qualquer indicador cuja a evolução histórica deseja-se acompanhar.
- Não é necessário escolher indicadores para analisar
- A relevância das mudanças no comportamento do indicador é decidida estatisticamente, sem empirismo
- Considera-se na análise não apenas os picos de manifestações, mas todos os comportamentos anormais
Conheça a opinião de clientes da solução de Consumer Analytics
Métodos Estatísticos
A estatística é a ciência que, aplicada, embasa todo o método Maena em Consumer Analytics
Correlação e regressão
Com o objetivo de compreender as relações e inferir acerca de relações de causa e efeito entre diferentes manifestações
Modelagem estatística
De acordo com a distribuição dos dados define-se quais métodos estatísticos são aplicáveis para cada análise e se viabiliza o estudo de probabilidades
Séries temporais
Análise de séries históricas e conclusão acerca de tendência e presença de características sazonais no recebimento das manifestações
Testes de hipótese
Para validação da significância de aumentos/ quedas nos patamares médios de manifestação e entendimento correto das diferenças entre resultados segmentados
Limites de controle
Com o objetivo de compreender se o padrão de variação no recebimento das manifestações é normal ou sofre influência de causas especiais, ou seja, pode representar um problema