Memória de marca
Recupere cada momento vivido pela marca, ao longo de sua existência, e implante a cultura da gestão do conhecimento na sua empresa através da preservação dessa narrativa
Empenho multidisciplinar
A Memória de Marca irá reunir as mais diversas fontes de informações num trabalho em equipe interdisciplinar.
É o momento de agrupar registros nos mais variados formatos – que, por vezes, acabam se espalhando pela organização – arquivados por todos os setores: nas gavetas, sistemas, celulares e até mesmo na memória dos colaboradores e ex-colaboradores.
Estamos falando de evidências como:
- Histórico de pesquisas anteriores
- Imagem e reputação da marca
- Índices de saúde da marca
- Posicionamento de mercado
- Histórico de lançamentos: bem-sucedidos e fracassados
- Comportamento de manifestações de consumidores
- Análises de concorrência
- Tendências de mercado
- Desempenho de vendas
- Alterações nos processos de produção
- Registros de fornecedores
- Processos jurídicos
- Entre outras informações que ajudem a contar a história desta marca
"Se queres prever o futuro, estuda o passado"
- Confucio
APLICAÇÃO
O foco é recuperar e organizar o material físico e intelectual das marcas para aumentar a assertividade e confiabilidade da tomada de decisão, baseando-se em três pilares:
Produção de conhecimento
Identificação de oportunidades
Fortalecimento da identidade
Metodologia Maena
- Apurar o que já se sabe sobre a marca – diagnóstico do cenário
- Elencar perguntas cujas respostas contribuam com sua história
- Levantar possíveis fontes de coleta de dados
A Maena possui, pelo menos, 37 KIQs pré-definidas com o objetivo de recuperar informações de diversas dimensões sobre a marca, do marketing ao jurídico; do comercial à produção. As KIQs são validadas e ajustadas de acordo com o contexto de cada projeto.
Varredura completa no ambiente interno e externo, em busca de dados primários e secundários, para interpretação, correlação e construção da narrativa da marca:
- Histórico de estudos realizados
- Dados da central de atendimento, produção, vendas, área jurídica entre outros departamentos detentores de informações
- Entrevistas com colaboradores e até mesmo ex-colaboradores que tiveram alto envolvimento com a marca
- Material publicitário, notícias, publicações de órgãos reguladores
Os dados podem ser organizados em linha do tempo, construindo pouco a pouco o histórico da marca, ou de forma temática, agrupando os assuntos similares num mesmo capítulo – o que determina o uso de um ou de outro é o tipo do dado, ou seja, o que ilustra melhor a apresentação daquela informação.
Uma vez com o relatório pronto, é hora de dar início à prática da manutenção e registro dos movimentos que a marca realiza.