Marketing & Consumer Insights

Metodologia para mensurar a lealdade do cliente, o NPS pode ser aplicado em conjunto com outras métricas de satisfação e em diferentes momentos da jornada, para gestão completa do Customer Experience, além de ser um importante indicador entre os índices de Brand Health.

Metodologia para mensurar a qualidade da relação com o cliente. As pesquisas de satisfação trazem um conjunto de métricas e mapeiam a experiência do cliente em diferentes momentos da jornada, para gestão completa do Customer Experience, além de ser um importante indicador entre os índices de Brand Health.

A avaliação e escolha de conceitos para produtos ou serviços, bem como caminhos criativos para comunicação ou embalagens devem passar pela avaliação do target, minimizando os viéses internos, agregando conhecimento e segurança ao processo e orientando a tomada de decisão.

A escolha pela embalagem mais adequada de um produto deve passar pela avaliação do target e o resultado e considerações estatísticas devem ser conhecidos, agregando conhecimento e segurança ao processo e orientando a tomada de decisão.

A escolha pela formulação ou configuração mais adequada de um produto ou serviço deve passar pela avaliação do target e o resultado e considerações estatísticas devem ser conhecidos, agregando conhecimento e segurança ao processo e orientando a tomada de decisão.

Medir os índices de conhecimento de marca (também descritos como “funil de marcas”) é o meio para se compreender a efetividade de ações ou para se definir ações de fortalecimento da marca junto ao target e mensuração dos resultados ao longo do tempo, além serem indicadores relevantes entre os índices de Brand Health.

A partir da consulta a variadas fontes de informações sobre as marcas, o projeto visa recuperar, preservar e divulgar a história das marcas – seus lançamentos, sucessos, fracassos, ideias, desempenho de vendas, campanhas de marketing, posicionamento no mercado frente à concorrência, tendências de mercado e qualquer outro tipo de informação pertinente, que conte a história e garanta a gestão do conhecimento de uma marca ou negócio.

Confira alguns modelos de estudos relacionados a este tema que a Maena pode realizar para a sua empresa:

Conhecer as características que geram valor para o cliente nos diferentes pontos da jornada de compra e consumo pode consolidar a vantagem competitiva do negócio e orientar os processos de desenvolvimento de produto, vendas e pós vendas.

Ter o mix ideal de produtos pode contribuir para uma maior penetração de mercado, levando em conta as diversas necessidades dos diferentes clientes e a reduz a probabilidade de canibalização de portfólio.

Grandes marcas nascem da atuação em um segmento, mas tonram-se pequenas para viver só nele e mostram naturalmente um potencial de extensão. Obtenha o panorama de até onde a sua marca pode chegar, sem viéses internos, compreendendo o que é reconhecido como a essência da marca e direcionanado esforços nos projetos de extensão mais assertivos.

Exemplo do que valoriza o Customer Centricity, trazer o consumidor para o processo de co-construção do conceito de produto ou serviço é aumentar as chances de sucesso do projeto e oferecer ao mercado o que ele realmente precisa em forma e conteúdo.

Acompanhar a performance de campanhas, permite aos times de marketing compreender a melhor forma de interagir com seu cliente nos diversos canais em que se faz presente.

Oferecer ao mercado produtos ou serviços que atendam as suas reais necessidades e despertem o desejo de compra só é possível a partir do conhecimento profundo das motivações, valores, estilo de vida, interesses, comportamentos e hábitos do público alvo.

Entre as diferentes ferramentas para definição de preço estão as pesquisas de mercado junto ao público alvo. Determinar uma faixa de preço aceitável, compreender quanto um cliente está disposto a pagar a mais por determinada característica de um produto ou serviço ou ainda identificar a elasticidade da demanda em função do preço são respostas de obtidas por meio de estudos de preço.

Conhecer a imagem que o cliente forma da marca a partir das suas experiências é fundamental para a gestão e as ações de marketing, trazendo conhecimento sobre a reputação da marca e eventuais desvios de posicionamento.

Compreender a jornada do cliente, que se inicia antes da busca por um produto ou contratação de um serviço, torna a organização capaz de minimizar impactos negativos no processo de interação com o consumidor e proporcionar melhorias em sua experiência – saiba mais.

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