Comercial e Inteligência de Vendas

Confira alguns modelos de estudos relacionados a este tema que a Maena pode realizar para a sua empresa:

Apuração e análise de indicadores de esforço e resultado aos níveis de vendedor, produto e mercado tornam mais efetivo o gerenciamento da equipe comercial e auxiliam na definição de metas e na revisão de processos comerciais.

Conhecer as características que geram valor para o cliente nos diferentes pontos da jornada de compra e consumo pode consolidar a vantagem competitiva do negócio e orientar os processos de desenvolvimento de produto, vendas e pós vendas.

Os motivos de ganho e perda de vendas podem ser diferentes nas visões interna (vendedor) e externa (cliente). A análise do merecimento do negócio mapeia as causas de ganhos e perdas, e compreende a capacidade de leitura que o vendedor tem sobre cada negociação.

Conhecer as características que influenciam ou determinam a decisão de compra e evidenciar esta árvore de decisão é fundamental para orientar os processos de apresentação, exposição e posicionamento de um produto ou serviço, alcançando de forma mais assertiva o público alvo.

Um processo de projeção de demanda contribui de forma significativa para melhores planejamentos financeiro e operacional do negocio, evitando produções excessivas ou perda de venda frente a alta demanda e melhorando os níveis de serviço.

O comportamento do cliente dá indícios de quando ele pode evadir. O monitoramento constante de seu comportamento possibilita o acionamento imediato da equipe de vendas para evitar a evasão e estreitar o relacionamento.

É necessário conhecer quem são os clientes e acessar as suas diferenças para saber como se relacionar com eles, como prestar um bom atendimento, o que e quando lhes oferecer algo. O produto certo, para o cliente certo, no momento certo, pode aumentar a efetividade de vendas ou a percepção de qualidade e preparo do pós vendas.

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